Corpo Docente


Bárbara Guedes

Iniciou os seus estudos de ballet aos 6 anos de idade na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku. Em 1976 foi convidada a integrar o elenco da Companhia Nacional de Bailado, mas decidiu, no entanto, permanecer com Pirmin Treku, tornando-se na sua primeira assistente. Fez parte da Companhia de Bailado do Porto desde a sua formação. Realizou os exames de Elementar, Intermédio e Avançado com as mais elevadas classificações. Em Londres obteve os diplomas de Associate (1976) e Licenciate (1982) e mais tarde o de Fellowship (1982). Em 1993 foi convidada pela Imperial Society of Teachers of Dancing a pertencer ao quadro de examinadores desta sociedade. Lecionou ainda na Academia Contemporânea do Espectáculo. Tendo o seu interesse sido despertado pelo método Cecchetti voltou a fazer os exames de Intermédio, Avançado 1 e Avançado 2 como estudante, e o de Associate e Associate Diploma como professora. Nestes exames obteve a classificação máxima de Distinção.


Sara Costa Leite

Iniciou os seus estudos de ballet aos 5 anos de idade na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku. Em 2002, fez o exame de avançado II do método Imperial e em 2008, fez exame de avançado II do método Cecchetti, o actual método da Escola. Nesse mesmo ano, iniciou os seus estudos para professora, no mesmo método, tendo completado com distinção o DDI - Diploma in Dance Instruction - e o DDE - Diploma in Dance Education. Em agosto de 2016, concluiu com sucesso o Licenciate. Ao longo dos anos, participou nos vários espectáculos da escola, tendo a oportunidade de trabalhar com Pirmin Treku, Patrick Hurde, Cláudia Nóvoa, Benvindo Fonseca e Rui Lopes Graça. De 2009 a 2012, fez parte do elenco da companhia Ballet Contemporâneo do Norte, tendo trabalhado com Elisa Worm, Luís Carolino, Susana Otero, entre outros. Foi uma das professores responsáveis pelas aulas do projecto "Porto de Crianças", projecto da Câmara Municipal do Porto.
Obteve, em 2021, o grau de mestre em Ensino da Dança, pela Escola Superior de Dança (IPL). Em 2024, frequentou a formação de Anatomia Funcional da PITZ e obteve o Fellowship do Método Cecchetti.
Presentemente, é responsável pelos graus de entrada da Academia - Pré-primário, Primário e Standard; e é uma das professoras responsáveis pelas aulas do projecto


Alice Pereira

Iniciou os estudos de ballet aos 5 anos e, no ano seguinte, ingressou na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, onde concluiu os exames do Método Cecchetti até ao nível Avançado 2. Ao longo da sua formação, participou em todos os espetáculos anuais da escola, interpretando repertório clássico e contemporâneo, tanto em corpo de baile como em papéis solistas. Teve ainda oportunidade de trabalhar com diversos professores e coreógrafos, entre os quais Gillian Hurst, Carla Pereira, Luís Magalhães, Cristina Pereira e Vasco Macide.
Aos 16 anos aprofundou a sua formação através do PBT (Progressive Ballet Technique) e, desde então, frequentou cursos intensivos e masterclasses com professores e criadores nacionais e internacionais, nas áreas de técnica clássica, pontas, repertório, jazz, dança contemporânea e pedagogia em dança.
Em 2022 iniciou a sua carreira como professora de ballet clássico. Em 2024 frequentou o curso de professores na KS Dance (Inglaterra), reforçando os seus conhecimentos pedagógicos. Atualmente encontra-se a completar o Diploma in Dance Education (DDE) no Método Cecchetti, consolidando a vertente pedagógica em paralelo com a sua prática artística.


Maria José Rodrigues

Foi desde os 9 anos aluna da escola Pirmin Treku e, mais tarde, bolseira e bailarina da Companhia Nacional de Bailado. De regresso ao Porto ingressou  na Companhia de Bailado do Porto, sendo convidada, em 1986, por Pirmin Treku para sua assistente. Prosseguiu os seus estudos académicos, como professora e coreógrafa, em Inglaterra. Obteve em Londres os diplomas de Associate (1987), Licenciate (1990) e Fellowship (1991) no método I.S.T.D., todos avaliados com distinção, e os diplomas de Intermédio, Avançado 1 e Avançado 2 como estudante e Associate e Associate Diploma como professora no método Cecchetti, avaliados com a classificação máxima de distinção.


Sofia Moita

Iniciou os seus estudos de Ballet aos 9 anos e ingressou aos 13 anos na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, onde fez os exames até ao Avançado 2 do Método Cecchetti. Iniciou os estudos para professora em 2008, tendo completado com distinção os dois primeiros níveis: DDI - Diploma in Dance Instruction e DDE - Diploma in Dance Education. Em agosto de 2016, concluiu com sucesso o Licenciate. Obteve o Fellowship em 2024. Participou em todos os espectáculos anuais da escola, quer como solista, quer como membro do corpo de baile, tendo oportunidade de trabalhar com Pirmin Treku, Patrick Hurde, Cláudia Novóa, Benvindo da Fonseca e Rui Lopes Graça. Ao longo da sua formação como bailarina e professora frequentou os cursos de verão em Inglaterra, nos quais reforçou os seus conhecimentos.


Celia Foster

Iniciou o seu percurso na dança aos 3 anos de idade, em Inglaterra, onde completou todos os exames de Ballet da Royal Academy of Dance, do Grau 1 ao nível Intermédio, bem como os exames de Modern e Tap da ISTD. Durante seis anos integrou o London Senior Ballet, aprofundando a sua formação.
Aos 16 anos ingressou na KS Dance, em regime de formação profissional a tempo inteiro, onde concluiu o Diploma Trinity Nível 6 em Dança Profissional e o Cecchetti Ballet DDE. Obteve ainda qualificações avançadas em Ballet, Modern, Tap e Spanish Danc.
Realizou a sua primeira experiência profissional com o Ballet North West, em 2021. Nesse mesmo ano integrou a Intranzyt Cia.®️, mudando-se para Portugal. Desde então, tem interpretado obras de vários coreógrafos de renome, entre os quais Tiago Manquinho, Ayano Tatekawa, Miguel Esteves, Menghan Lou e Maura Morales.
Em setembro de 2025, Celia iniciará a sua quinta temporada com a Intranzyt Cia.®️, desempenhando funções como bailarina e assistente de direção de ensaios.
Desde 2023 leciona na Academia onde é responsável por aulas de técnica clássica e Body Barre.